quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Na prateleira


"O livro é uma extensão da memória e da imaginação."( Jorge Luis Borges).


Sou uma alucinada por livrarias. Não sei explicar exatamente o motivo, mas todas aquelas longas prateleiras de livros com capas e tamanhos diferentes me atraem de uma forma quase que instantânea. Gosto do clima de livraria, dos cafés e de ler é claro. Confesso que quando entro numa dessas tenho sempre a convicção que poderia passar horas e horas só olhando os títulos e o resumo do que se tratam. Não o faço. Entro em geral na hora do almoço e faço um tour mais rápido, assim não corro o risco de enlouquecer e comprar 04 livros de uma só vez, mesmo sabendo que só consigo ler apenas um de cada vez...rsrsrs.Talvez por isso tenha escolhido a formação de publicitária, a leitura e a escrita é algo que desce redondo...rsrs

Em média leio um livro por mês, mas somente consigo adentrar a literatura no meu caminho de ida e volta para o trabalho, no metrô.

A leitura da vez é uma obra de John Grisham, O Último Jurado. Ganhei de presente de Natal da minha amiga Valquíria. O livro fala sobre um assassinato em uma cidade pequena no Mississipi na década de 70. O cenário é o jornal do Condado de Ford que foi assumido por um recém formado em jornalismo, sem experiência e com sede de inovação. Ainda não terminei, apesar de achar que a narração poderia ser melhor, estou gostando da história.

Sobre o autor

John Grisham nasceu no Arkansas, em 08 de fevereiro de 1955. Formado em direito pela Universidade do Mississipi, a atividade de advogado influenciou a temática de seus livros, já que tivera mais de 100 milhões de exemplares vendidos e foram traduzidos para 31 idiomas, Vários de seus romances tornaram-se filmes de sucesso.


Trecho – pg 121

“ E ela guardava cada carta. Num armário no quarto da frente, ela me mostrou pilhas de caixas de papelão, contendo centenas de cartas dos filhos.

- Deixarei que as leia algum dia – prometeu ela.

Por alguma razão, no entanto, não acreditei nessa promessa. Também não queria lê-las. Seriam pessoais demais.”



Essencial na vida


Um amigo é alguém que sabe a canção de seu coração e pode cantá-la quando você tiver esquecido a letra" (Autor desconhecido).

Durante a vida, temos encontros e desencontros. Fato. Todos temos. Considero a vida dividida em fases. Em todas essas fases temos início, meio e fim. Se observarmos as experiências que vamos adquirindo ao longo deste caminho quase tudo tem esse mesmo ciclo.

Existe entretanto, divinamente, algo que quando sincero e puro atravessa todas as fases da vida. Não ocupa lugares a frente nem atrás, nem coleciona vitórias. Permanece na posição mais difícil de se manter, ao lado. Sempre ao lado. Não sabe o que é troca, nada espera em troca.

Um amigo. O verdadeiro amigo. Há sempre uma palavra carinhosa para consolo, utilizará delicadamente a franqueza como recurso, não falará nada quando não puder, o silêncio por muitas vezes só é oferecido pelos amigos mais íntimos que conhecem a nossa essência, mas estará lá, sempre ao lado. Nem sempre fisicamente, mas seu coração nunca se afastará. Não há empecilhos, tropeços, desentendimentos, confusão com o verdadeiro amigo.

A medida que vamos fechando as fases da vida, aprendemos a zelar, cuidar, preservar essa amizade que foi cultivada lá atrás quando adolescentes. A maturidade é algo que permite enxergarmos de forma diferente a mesma situação, em geral em fases diferentes.

O tempo é um aliado. Através dele, no meu entendimento, Deus consegue nos mostrar os amigos fiéis que permanecem firmes diante das situações e adversidades. Os amigos que não se abalam com qualquer situação, que contrariados, se tornam mimados e consequentemente egoístas, pensam somente que não estão recebendo mais nada em troca...então se enfurecem e fecham as portas de amizades como se fosse um ciclo, como se a fase tivesse terminado.

Tenho o privilégio de ter vários amigos verdadeiros e, esse texto seria para todos eles sem exceção. Falarei deles em outra oportunidade. Mas hoje, em ele é especialmente dedicado a minha amiga Carla. Amiga de tantos anos, tantas lutas, tantos risos, tantas descobertas, tanto amor que faz a minha vida ser completa, amiga que tenho o maior orgulho, que esteve sempre ao meu lado mesmo quando por um período não pude oferecer muito. A sua paciência e silêncio me salvaram.

Parabéns pelo seu aniversário minha amiga ! Deus esteja sempre em seu coração, pois o restante será conduzido. E quando estivermos velhinhas rabugentas de cabelos roxinhos, espero que ao menos uma se lembre da letra da música de nossas vidas para que possa cantá-la a outra...rsrsrs.

Um comentário:

  1. Gata,

    Sua amiga deve ter ficado muito feliz com esse post. Lindo demais! Isso que é amizade!

    Passei pra deixar uma beijoca.

    Continue postando!

    Bjs!

    ResponderExcluir